Como aprender libras sozinho? 4 passos essenciais!

Se interessou em aprender libras, mas não tem ideia de por onde começar? Neste post iremos apresentar 4 passos para aprender libras sozinho!

Começando pelo alfabeto manual

Por que é interessante começar pelo alfabeto manual? Assim que você o aprende, terá uma ferramenta a sua disposição para evoluir seu vocabulário. Um exemplo prático disso, é que quando você não souber o sinal de alguma coisa, você pode soletrar e pedir para que outra pessoa que entenda libras te ensine o sinal. Caso a pessoa conheça a palavra soletrada, ela vai te ensinar corretamente o sinal.

Pense o seguinte: você quer saber qual o sinal de “internet”. Basta você soletrar com o alfabeto manual I N T E R N E T e perguntar qual o sinal. Se a outra pessoa a qual você perguntou conhecer essa palavra, ela irá te ensinar o sinal correspondente. Com isso você irá com o tempo ampliar seu vocabulário de sinais.

O alfabeto manual também é útil para a compreensão. As pessoas surdas geralmente utilizam a soletração para relacionar um sinal a uma palavra, ou simplesmente para esclarecer melhor uma sigla. Veja o seguinte exemplo:

Um surdo soletra N E T F L I X e na sequência faz o sinal. Ou em outro caso, faz o surdo faz o sinal de I N S S, e depois soletra o que a sigla quer dizer. Viu como o alfabeto manual pode ser importante ao aprender novos sinais?

Conheça novas frases

Você pode se perguntar, como vou fazer isso? Ao focar em aprender de 10 a 20 sinais ovos todos os dias e contextualizar eles em alguma frase. Foque em observar e compreender frases de outros surdos ou interpretes de libras, dessa forma você irá aumentar seu vocabulário aos poucos.

Divida estes 10 a 20 sinais em grupos, para mesclar o aprendizado. Um exemplo disso seria: 8 verbos, 6 siais de alimentos e 6 sinais de qualidades ou sentimentos. No dia seguinte aprenda mais 10-20 sinais divididos nos mesmos grupos.

Veja o por que forcar em aprender mais verbos logo no início: com os verbos você irá compreender frases simples com mais facilidade, visto que é um tipo de palavra que tem alto uso nas frases. Por focar em verbos mais comuns em frases, você vai aprender por contexto e com o tempo não vai precisar tanto soletrar palavras em sinais.

Na Educalibras, temos professores com experiência e pratica no ensino, facilitando todo este processo para os alunos. Caso ache dificil seguir estas dicas, fique a vontade para entrar em contato e nossos professores ficarão feliz em te ensinar.

Existem diversas formas de aprender verbos em libras, uma das mais práticas e eficientes é por aprender verbos que são feitos no mesmo lugar ou que tenham o mesmo formato com a mão, ou até mesmo o movimento parecido ou igual.

Com sinais básicos e verbos que tenham sinais parecidos, ficará mais fácil de aprender frases curtas como os exemplos abaixo:

  • Eu amo meu pai
  • Eu gosto de carne
  • Eu quero ser interprete
  • Eu sou professor
  • Eu vou as compras

Assim que você já estiver com um bom vocabulário e entendimento considerável, você deve começar a praticar os sinais. Recomendamos entre 5 a 10 frases todos os dias.

Encontre conteúdo em português e libras

Esta é uma excelente estratégia para aprender libras sozinho. Basta encontrar sites que ofereçam conteúdos nas duas línguas. Isso é facilmente encontrado quando se trata de outros idiomas como inglês, espanhol ou alemão, porém quando falamos de libras, encontrar esses materiais é um pouco mais raro.

No entanto, há um canal no Youtube que disponibiliza o conteúdo as duas línguas, o canal da TV INES, basta clicar neste link para acessá-lo: Canal TV INES.

Além dele, há um site de conteúdo educativo para toda a família, crianças, jovens e adultos, vídeos sobre casamento, dicas práticas para a vida com base na bíblia, além da bíblia completa em sinais: a versão em libras do Jw.org. Basta filtrar por conteúdo em libras no canto superior direito, ou clicar neste link: https://www.jw.org/bzs/ e aproveitar todo o conteúdo com altíssima qualidade e facilidade no entendimento.

Com essas dicas você sempre terá conteúdo para aprendizado em libras e em português, facilitando sua jornada neste aprendizado.

Revise e memorize

De acordo com o dicionário, existem pelo menos 14.500 sinais em libras. Você deve se perguntar: como vou decorar tantos sinais? Ao focar em aprender de 10 a 20 sinais todos os dias, ao final de 10 dias você terá aprendido entre 100 e 200 sinais, isso é muita coisa!

Para facilidar a memorização de sinais, existem 2 passos básicos: Associar e repetir. Neste momento vamos nos concentrar na repetição.

Siga as dicas abaixo para facilitar este passo, e em pouco tempo irá conseguir estudar diversos sinais e se lembrar deles:

  • Revise o que estudou algumas horas depois.
  • Revise o que estudou 24 horas depois.
  • Revise o que estudou 1 semana depois.
  • Revise o que estudou 1 mês depois.

Com a técnica de repetição espaçada a retenção de conteúdo chega até 95%, e isso não é invenção nossa, essa forma de estudo e revisão é baseada em um artigo do cientista Hermann Ebbinghaus.

Ao fazer isso você vai notar como se lembrar dos sinais fica cada vez mais fácil. Estudando entre 1 e 2 horas por dia com essa metodologia você poderá aprender libras sozinho! Recomendamos dedicar mais tempo por dia caso tenha esse tempo disponível.

Como aprender libras mais rápido?

Com essas dicas você poderá dar inicio a sua jornada para aprender libras! Só isso já é suficiente para ser fluente em libras? Sim, porém no longo prazo. Aumentar seu vocabulário, revisar, repetir são passos essenciais para chegar a fluência.

Porém é importante te informar que: você pode chegar a fluência sozinho, com muito esforço e tempo, mas acompanhado de profissionais e ótimos professores, você chega neste ponto mais facilmente e muito mais rápido!

Nós da Educalibras temos cursos para indivíduos e para empresas, facilitando toda a jornada de aprendizado! Venha conhecer nossa empresa e serviços, ficaremos felizes em te ajudar!

Whatsapp com DDD
Número de Whatsapp para começar a conversa!
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google Privacy Policy and Terms of Service apply.